Órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente  
topo
  Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




QUALIDADE AMBIENTAL

REGIÃO HIDROGRÁFICA DAS BACIAS LITORÂNEAS


Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais

Legislação | Litoral Norte | Litoral Médio

Avaliação da Qualidade das Águas Superficiais no Litoral Norte / RS

DESCRIÇÃO DA ÁREA

O Programa de Gerenciamento Costeiro - GERCO / RS, para fins de planejamento dividiu o Estado em 03 setores : Litoral Norte, Médio e Sul.

A região do Litoral Norte é delimitada ao sul pelo município de Balneário Pinhal, ao norte pelo rio Mampituba, a leste pelo oceano e, a oeste, delimitada em função de sua formação geológica, relevo, bacia de drenagem e limites políticos. É formado pelas áreas totais ou parciais de 19 municípios : Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Dom Pedro de Alcantara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Osório,Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

A área monitorada compreende 16 lagoas, 4 rios e os estuários de Tramandaí e Torres, que são representativos dos diversos tipos de ambientes na região.

Esta região apresenta lagoas costeiras, normalmente em contorno cordiforme, em função de mecanismos eólicos, em direção predominantemente NE-SW; corpos d'água rasos o que facilita a ação dos ventos e provoca modificações dinâmicas em curtos períodos de tempo, e com ventos atuantes na região que influenciam a dinâmica e morfologia do sistema lagunar, bem como a distribuição das comunidades vegetais e animais.

É característico da Planície Costeira a presença de uma sequência de lagoas paralelas à linha oceânica, mas algumas destas lagoas são mais interiores, como a lagoa dos Barros e outras na região de Osório. Também estão presentes curso de água lóticos como os rios Três Forquilhas, Maquiné e Mampituba.

Os corpos de água doce destacam-se pelos usos de suas águas para recreação, abastecimento público, irrigação e os demais por suas características mixoalinas.

QUALIDADE DE ÁGUA


As concentrações de oxigênio estão geralmente acima de 6,0 mg/l (Classe 1) para a maioria dos recursos hídricos amostrados, exceto para o rio Mampituba, lagoa dos Barros, lagoa Marcelino Ramos, laguna Tramandaí, lagoa Armazém, lagoa dos Quadros e lagoa Itapeva que apresentam concentrações de Classe 2 e 3.

A lagoa Marcelino Ramos destaca-se pela presença de matéria orgânica, oriunda dos esgotos cloacais do município de Osório, predominando concentrações de Classes 3 e 4.
O rio Maquiné, próximo ao arroio Pinheiro apresentou concentrações de Classe 2.
O rio Mampituba apresenta concentrações de Classes 2 e 3, mas com menor freqüência.

O rio Mampituba, em especial na foz, a lagoa Itapeva, a lagoa Marcelino Ramos, e o estuário do rio Tramandaí são os locais que apresentaram moires concentrações de coliformes fecais.
As causas são os esgotos cloacais dos municípios de Torres, Osório, e Tramandaí-Imbé respectivamente.

A salinidade foi detectada no rio Mampituba, desde a foz até a BR-101, no estuário do rio Tramandaí, na lagoa do Armazém e também na lagoa Custódia.
As causas da penetração de cunhas salinas são as estiagens, aliadas provavelmente às retiradas de água para irrigação nestes períodos.

LEGENDAS

MPT-025 : rio Mampituba, Pirataba
MPT-013 : rio Mampituba, BR-101
MPT-001: rio mampituba, foz
LITA-N:lagoa Itapeva, norte
LITA-TF : lagoa Itapeva, foz do rio Três Forquilhas
LQ-N : lagoa dos Quadros, norte
LQ : lagoa dos Quadros, centro
MAQ-015 : rio Maquiné, arroio Pinheiro
MAQ-001 : rio Maquiné, foz
TF : rio Três Forquilhas
LPAL-MAL : lagoa Palmital, ligação com Malvas
LPIN-PAL : lagoa Pinguela, ligação com Palmital
LPE : lagoa Peixoto
LMR : lagoa Marcelino Ramos
LPAS : lagoa do Passo
LBA-E : lagoa dos Barros, leste
LBA-O : lagoa dos Barros, oeste, Agasa
TR-014 : rio Tramandaí, próximo lagoa das Pombas
LTR-N : laguna Tramandaí, próximo foz
LTR : laguna Tramandaí, próximo braço sul
ETR-B : estuário Tramandaí, barra
ETR-P : estuário Tramandaí, ponte
LARM : laguna Armazém
LARM-CAM : laguna Armazém, próximo rio Camarão
LCUS : lagoa Custódia
LCUS-S : lagoa Custódia, sul
LGEN : lagoa Gentil
LFOR-NE : lagoa Fortaleza, nordeste
LFOR : lagoa Fortaleza, centro
LFOR-S : lagoa Fortaleza, sul
LRON-S : lagoa Rondinha, sul
LCER : lagoa Cerquinha, centro

CONCLUSÃO

Os recursos hídricos localizados mais ao sul desta região, tais como as lagoas Fortaleza, Gentil, Rondinha e Cerquinha, apresentam as melhores condições de qualidade ambiental. Esta melhor conservação deve-se principalmente às baixas taxas de ocupação antrópica no entorno destas.

O rio Mampituba apresenta problemas de matéria orgânica (DBO) e de coliformes fecais desde a Pirataba com os esgotos cloacais das áreas urbanas à montante da rodovia BR-101, como Praia Grande, culminando com os esgotos de Torres no trecho final próximo da foz.

A lagoa Marcelino Ramos tem a sua qualidade comprometida, com a presença de matéria orgânica e coliformes fecais devido ao lançamento de esgotos cloacais de Osório.

O estuário do rio Tramandaí apresenta apresenta concentrações de coliformes fecais de Classes 2 e 3, devido principalmente aos esgotos cloacais de Tramandaí e Imbé.



FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.