Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

BIBLIOTECA DIGITAL

Bem-vindo à Biblioteca Digital FEPAM


Através dessa tecnologia, a FEPAM disponibiliza algumas das principais publicações da área ambiental.

Este é mais um canal de comunicação com a comunidade e entidades interessadas na preservação e proteção do meio ambiente.

MAPA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL QUANTO À RESISTÊNCIA A IMPACTOS AMBIENTAIS
Apresentação do relatório final de elaboração do mapa de classificação de solos do Rio Grande do Sul quanto à resistência a impactos ambientais, realizado por meio da consultoria do Prof. Dr. Nestor Kämpf, contratada pela FEPAM, em 2001, através da FAURGS/UFRGS.
Este trabalho apresenta a metodologia proposta para a classificação dos solos do estado do Rio Grande do Sul quanto à resistência a impactos ambientais, utilizando as características dos solos e dos tipos de terreno, consideradas de maior relevância para a identificação dos impactos ambientais agentes neste recurso natural. Por meio de um quadro-guia, os fatores relevantes foram interpretados estabelecendo uma classificação genérica de resistência a impactos, a partir de limites máximos tolerados para cada fator, visando o enquadramento da área em classes de resistência consideradas como: alta (A), média (B), baixa (C) e muito baixa (D). Estas classes de enquadramento foram espacializadas em um mapa de resistência a impactos ambientais do RS, tendo como base o mapa na escala 1:750.000 que compõe o Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Estado do Rio Grande do Sul (BRASIL, 1973), (atualizado em STRECK et al., 2002). A utilização desse estudo não se restringe ao âmbito do órgão ambiental estadual, mas tem papel importante na elaboração de projetos e estudos ambientais, fundamentais para a tomada de decisões quanto à ocupação da terra e ao gerenciamento das atividades nela desenvolvidas.


Veja o relatório:
Mapa de classificação dos solos do Estado do Rio Grande do Sul quanto à resistência a impactos ambientais

Os arquivos disponibilizados aqui estão em formato PDF.
Clique aqui para download do programa de visualização.


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.