Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

PROGRAMAS E PROJETOS

PESQUISAS AMBIENTAIS

Perfis de Desenvolvimento Sustentável:
quantificação e análises espaciais para o Estado do Rio Grande do Sul*


A degradação ambiental causada pelas pressões dos processos produtivos ou pela falta de alternativas para algumas comunidades incitou à busca de novos conceitos de desenvolvimento.

A crescente conscientização dos limites impostos aos processos produtivos pela finitude dos recursos naturais e a necessidade de sociedades mais justas motivaram o surgimento de novos conceitos de desenvolvimento, genericamente chamados de desenvolvimento sustentável.

O trabalho define e adota o conceito de desenvolvimento sustentável como aquele no qual há eficiência produtiva, sustentabilidade ambiental e justiça social, propõe técnicas e métodos de análise quantitativa de atributos sócio-econômicos e ambientais e avalia as influências do espaço nas suas relações.

A metodologia empregada quantifica os vetores que representam os perfis locais de desenvolvimento e os estágios de desenvolvimento das localidades, considerando os seus contextos regionais. Para tal, são consideradas, além das condições locais, os impactos das realidades dos municípios localizadas nas áreas de influência de cada uma das localidades, através de regressões espaciais, que ponderam espacialmente a contribuição de cada um dos perfis parciais (ambiental, social e econômico) nos perfis de desenvolvimento sustentável.

Os resultados obtidos na análise efetuada com os municípios do Estado do Rio Grande do Sul quantificam o desempenho dos municípios quanto aos aspectos considerados na avaliação de padrões de desenvolvimento sustentável e salienta a necessidade de produção de informações que possibilitem melhores níveis de avaliação.







Você irá precisar do Adobe Acrobat Reader para visualizar o arquivo acima.
Caso o seu computador não possua este aplicativo, clique aqui para fazer o download.
 


* Resumo do artigo síntese do estudo de caso desenvolvido na Dissertação de Mestrado de Ricardo Luiz Dobrovolski, apresentada em abril de 2001 ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PROPUR/UFRGS, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Planejamento Urbano e Regional, desenvolvida sob orientação do Prof. Carlos André Bulhões Mendes, Ph.D.
FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.