Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




Biodiversidade


O RS possui uma vasta biodiversidade com características peculiares representadas em seus dois biomas: pampa e mata atlântica. A enorme variedade de habitat terrestres e aquáticos presentes no território do RS propicia uma diversificada quantidade de diversos animais e plantas que demandam ações e esforços dos órgãos ambientais e da sociedade para sua conservação e proteção.

As ameaças à biodiversidade, tanto no RS quanto no Brasil e no mundo, estão associadas principalmente à perda de habitat natural devido á exploração econômica e uso indevido dos recursos naturais, avanço de espécies exóticas, poluição e contaminação ambiental, entre outros.

O Decreto Estadual nº 52.096/2014 instituiu o Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do Rio Grande do Sul (RS Biomonitora) como um instrumento para avaliação periódica do estado de conservação da Biodiversidade no RS. A atribuição do Sistema ficou a cargo da SEMA, que conta com o apoio da FEPAM e demais órgãos para tais avaliações.

Indicadores de Biodiversidade se apresentam como uma das formas de mostrar de maneira simples e direta um conjunto complexo de informações que compõem a Biodiversidade, identificando onde e quando ocorrem as mudanças mais significativas  e de maior impacto (negativo e positivo) na qualidade ambiental.

Acesse aqui o Relatório de Indicadores de Biodiversidade do RS - Remanescentes de Áreas Naturais - publicação 2021.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.