Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




PROGRAMAS E PROJETOS

PESQUISAS AMBIENTAIS

Historicamente, e desde sua criação, a FEPAM, em conformidade com suas atribuições legais desenvolve projetos de pesquisa, enfocando a avaliação ambiental, diagnósticos e estudos que buscam responder questões em áreas consideradas de atuação prioritária.

De 1992 a 2014, existiu o Programa de Pesquisas, de caráter transversal na Instituição, apoiado pelas Divisões de Laboratórios de Biologia, de Química e de Amostragem da FEPAM. Posteriormente, a atividade de Pesquisa foi inserida no Departamento de Pesquisa e Análises Laboratoriais - DPLAB, criado a partir de 2014 através de mudança no Regimento Interno da FEPAM. Em 2018, com a publicação de um novo Regimento Interno, o DPLAB foi transformado na Divisão de Laboratórios – DILAB, onde a atividade de Pesquisa permanece.

Mais recentemente, o setor de Pesquisa da DILAB, vem realizando pesquisas e levantamentos sobre aspectos de gestão ambiental, de interesse ao trabalho da FEPAM, tais como: a elaboração de manuais de orientação em licenciamento; estudo sobre a dinâmica temporal de margens lagunares; monitoramento de áreas de preservação permanente (APP) e da ocupação do solo por atividades potencialmente impactantes; revisão de métodos para recuperação de áreas degradadas por mineração de garimpo; diagnósticos sobre gestão ambiental municipal, dentre outros.

No desenvolvimento dos projetos, colaboram alunos de graduação bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, através de convênios entre a FEPAM e órgãos de fomento à pesquisa, como o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O que possibilita também a formação de recursos humanos que poderão, futuramente, atuar profissionalmente no setor ambiental.

Como norma do PIBIC-CNPq, anualmente é organizado um seminário de apresentações.

Publicações técnico-científicas e relatórios são elaborados a partir dos projetos de pesquisa.

A coordenação do periódico FEPAM em Revista e da sua Comissão Editorial também tem sido desempenhada no setor de Pesquisa da DILAB.
FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.