Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




PROGRAMAS E PROJETOS

A preservação do meio ambiente requer permanente atenção por parte dos organismos responsáveis nos níveis federal, estadual e municipal, os quais devem atuar de forma integrada para otimizar seus esforços.

Aqui no Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam - conferiu à sua Gerência de Projetos, vinculada à Diretoria Técnica, os funções de coordenação e assessoramento, articulação, divulgação de resultados e identificação de áreas com necessidade para desenvolver novos programas/projetos.

A Gerpro também tem a incumbência de buscar fontes de recursos financeiros e materiais para o desenvolvimento das atividades da Fepam.

Confira, aqui, alguns dos principais projetos em desenvolvimento.

PNMA II - O Programa Nacional do Meio Ambiente é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva desenvolver nos Estados projetos de gestão que integram a Política Ambiental com políticas setoriais, propiciando uma maior participação dos municípios e de organizações de sociedade civil na gestão ambiental.

Pró-Guaíba - O Programa para o Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável e Socialmente Justo da Região Hidrográfica do Guaíba é uma ação governamental que visa contribuir para a melhoria das condições ambientais de uma região hidrográfica com área aproximada de 114.536.7 km, num total de 251 municípios envolvidos, com um percentual de área da bacia no Estado de 40,61%

Gerenciamento Costeiro/RS
- O Programa de Gerenciamento Costeiro iniciou no Estado em 1998, através da Fepam, com o objetivo de gerenciar o uso dos recursos ambientais da Zona Costeira de forma participativa, buscando a implantação de ações integradas para o desenvolvimento sustentável.

Mata Atlântica - O Programa Mata Atlântica foi criado em 1990 na FEPAM, com o objetivo de implantar a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no RS, priorizando a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico.

Pesquisas Ambientais - A partir das pesquisas, as divisões técnicas da FEPAM elaboram diagnósticos, normas e padrões para fiscalização e licenciamento, além de metodologias para estratégias de controle, planejamento e análise de projetos de Estudos de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA/RIMAS).

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.