Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




QUALIDADE AMBIENTAL

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA



O Programa de Monitoramento da Qualidade de Água, instituído pela FEPAM para auxiliar a implementação da Política de Meio Ambiente no Estado, possui como objetivos principais:

• Contribuir para a gestão qualitativa da água, através de ações de planejamento e monitoramento, bem como pela elaboração de relatórios e boletins de qualidade periódicos e pela divulgação de dados de monitoramento obtidos pela Rede Básica do RS operada pela FEPAM.

• Promover a implantação e expansão da Rede Estadual de Monitoramento da Qualidade da Água - Rede Básica do RS e auxiliar a Agência Nacional de Águas - ANA na gestão federal de recursos hídricos.

A FEPAM vem contando com a parceria da ANA desde os anos 2000, a partir da segunda fase do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas - PNQA II e, nos anos 2010, pela firmatura de convênio e contrato associados ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água - Qualiágua. Através do contrato nº 015/2016/ANA – Qualiágua a FEPAM retomou a implantação e vem realizando a expansão da Rede Básica do RS, tendo recebido equipamentos de campo e de laboratório, treinamentos de recursos humanos e premiação financeira por metas alcançadas.


Atualmente, a Rede Básica do RS conta com 186 estações de monitoramento em operação, devendo chegar a 215 ainda em 2021 e 279 até 2026. A periodicidade e os parâmetros analisados são aqueles definidos no programa Qualiágua que possui, dentre seus principais objetivos, padronizar critérios e métodos de monitoramento de qualidade da água superficial. As estações da Rede Básica estão distribuídas em todo o território gaúcho, abrangendo as suas três regiões hidrográficas (Guaíba, Litoral e Uruguai) e até 2022 deverá estar presente em todas as bacias hidrográficas do Estado.
FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.