Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




PROGRAMAS E PROJETOS

PESQUISAS AMBIENTAIS

Carvão e Meio Ambiente

Este projeto tem como objetivo produzir um suporte de consulta multimídia Livro - CD-ROM - Bases de Dados - Internet, sobre as implicações ambientais desde a mineração e beneficiamento até a utilização industrial do carvão mineral no Brasil. A mídia digital será utilizada com um suporte importante na transmissão desse conhecimento. O principal desafio é criar um sistema informatizado de fácil utilização e que permita um alto grau de interatividade com o usuário. O sistema gerenciador CD-ROM/Internet será projetado para atender a tal fim manipulando eficientemente um vasto número de informações de diferente formatos (imagens, tabelas, gráficos etc..) e integrando-as à informação escrita contida no Livro.

O projeto tem por objetivo atingir um público bastante amplo que englobe pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de áreas ambientais, técnicos das áreas de produção e controle ambiental de empresas e de entidades de controle ambiental (organismos governamentais e não governamentais). Nesse contexto as informações contidas serão dispostas de uma forma bastante didática permitindo o uso de pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto.

A região do Baixo Jacuí, onde estão situadas as jazidas carboníferas de Charqueadas e Leão, possui duas termoelétricas, uma siderúrgica em funcionamento e uma usina de geração de energia elétrica em implantação. Além disso, existem áreas contendo rejeitos de carvão e cinzas, os quais foram dispostos de forma inadequada e em quantidade significativa.

O produto final do trabalho será uma obra de referência na área ambiental sobre todas as atividades relacionadas ao processamento e utilização do Carvão Mineral no Brasil e suas implicações ao Meio Ambiente.

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.