Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

RELATÓRIOS DA QUALIDADE DA ÁGUA

    RELATÓRIO DAS CONDIÇÕES DE BALNEABILIDADE DAS PRAIAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - NOVEMBRO 2021 A MARÇO 2022

     O presente documento relata os resultados do monitoramento das condições de balneabilidade das praias no Estado, realizado pela equipe técnica da Divisão de  Planejamento Ambiental/DIPLAN, vinculada ao Departamento de Qualidade Ambiental/DQA da FEPAM.

     Os dados apresentados são oriundos da rede de Pontos de Monitoramento de Balneabilidade da FEPAM, operada pela Gerência Regional Litoral Norte (GERLIT), Divisão de Laboratórios (DILAB) e Serviço de Amostragem (SAMOST) da FEPAM; Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP).


Acesse aqui o relatório.


    RELATÓRIO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO BAIXO JACUÍ

     Neste relatório é apresentada uma avaliação detalhada das condições de qualidade das águas superficiais na Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, realizada pela equipe técnica das Divisões de Planejamento Ambiental e de Monitoramento Ambiental, vinculadas ao Departamento de Qualidade Ambiental da FEPAM.

     Os dados apresentados são oriundos da Rede Básica de Monitoramento do Estado, que conta com 9 estações na referida Bacia Hidrográfica. Esta Rede é totalmente operada pela FEPAM por meio de seus Serviços de Amostragem, Gerências Regionais e Divisão de Laboratórios.


Relatório Técnico BH Baixo Jacuí 2022


    RELATÓRIO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO GRAVATAÍ

     O presente documento relata a análise qualitativa das condições das águas superficiais na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, realizada pela equipe técnica da Divisão de Planejamento Ambiental (DIPLAN) e da Divisão de Monitoramento Ambiental (DIMAM), vinculadas ao Departamento de Qualidade Ambiental (DQA) da FEPAM.

     Os dados apresentados são oriundos da Rede Básica de Monitoramento do Estado, operada por Serviço de Amostragem (SAMOST), Gerências Regionais (GERCAM, GERCEL, GERCEN, GERNOR, GERPLA, GERSER e GERSUL) e Divisão de Laboratórios (DILAB) da FEPAM.


RELATÓRIO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO GRAVATAÍ


    RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL DA BACIA DA LAGOA MIRIM E DO CANAL SÃO GONÇALO

     O presente documento relata a análise qualitativa das condições da água na Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, realizada pela equipe técnica da Divisão de Planejamento Ambiental e da Divisão de Monitoramento Ambiental, vinculadas ao Departamento de Qualidade Ambiental da FEPAM.

     Os dados apresentados são oriundos da Rede Básica de Monitoramento do Estado, operada por Serviço de Amostragem (SAMOST), Gerências Regionais (GERCAM, GERCEL, GERCEN, GERNOR, GERPLA, GERSER e GERSUL) e Divisão de Laboratórios (DILAB) da FEPAM.


Análise da Qualidade da água na bacia da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo


    RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2020

     O presente documento relata a análise de dados de qualidade da água durante o ano de 2019 em bacias localizadas nas três regiões hidrográficas que compõem o Estado do RS. Esta análise foi conduzida por técnicos da Divisão de Planejamento Ambiental (DIPLAN), da Divisão de Monitoramento Ambiental (DIMAM) e da Divisão de Inteligência Geoespacial (DIGEO), vinculadas ao Departamento de Qualidade Ambiental da FEPAM.

     Os dados apresentados são oriundos da Rede Básica de Monitoramento do RS, operada por Serviço de Amostragem (SAMOST), Gerências Regionais (GERCAM, GERSER, GERSUL, GERCEN, GERNOR, GERCEL e GERPLA) e Divisão de Laboratórios (DILAB) da FEPAM.


RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL DO RIO GRANDE DO SUL - 2020

    RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL NO RIO DOS SINOS

     O presente documento relata a análise qualitativa das condições da água no rio dos Sinos, realizada pela equipe técnica da Divisão de Planejamento Ambiental e da Divisão de Monitoramento Ambiental, vinculadas ao Departamento de Qualidade Ambiental da FEPAM.

Os dados apresentados são oriundos da Rede Básica de Monitoramento da FEPAM.



Acesse aqui o relatório. (12.529kb)



    RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2019

     O presente documento relata a análise de dados de qualidade da água oriundos da Rede Básica de Monitoramento do RS entre os meses de abril de 2016 e maio de 2018. Esta análise foi conduzida por técnicos da Divisão de Planejamento Ambiental (DIPLAN), vinculada ao Departamento de Qualidade Ambiental da FEPAM.

     Os dados brutos foram analisados de três formas:
     i) comparativamente aos padrões estabelecidos na resolução nº 357/2005 do CONAMA para as 3 Regiões Hidrográficas do RS;
     ii) através de estatística descritiva para as regiões hidrográficas do Guaíba e do Litoral e, experimentalmente;
     iii) através de análise estatística multivariada, também chamada de análise fatorial, expressa sob a forma de Índice de Qualidade da Água (IQA) para as regiões hidrográficas do Guaíba e do Litoral.


     A Rede Básica de Monitoramento da Qualidade da Água do RS é operada por Serviço de Amostragem (SAMOST), Gerências Regionais (GERCAM, GERSER, GERSUL, GERCEN, GERNOR, GERCEL e GERPLA) e Divisão de Laboratórios (DILAB) da FEPAM.


Resultados do monitoramento da qualidade da água superficial no RS - 22/03/2019


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.