Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   
QUALIDADE AMBIENTAL



Poluentes - IQAr, Efeitos e Precauções

Qualidade  Indice  Efeitos Principais na Saúde Precauções
Boa 0-40 Efeitos desprezíveis.
Regular 41-100 Pessoas com doenças respiratórias e/ou cardíacas podem apresentar sintomas como dor no peito, tosse seca e cansaço.
Inadequada 101-199 Pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças têm os sintomas agravados. População em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, dor no peito, nariz e garganta, tosse seca e cansaço. Reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.
200-299 Aumento dos sintomas respiratórios em crianças e pessoas com doenças pulmonares, como asma. Aumento de sintomas respiratórios na população em geral. Preventivamente, a população em geral e principalmente grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos devem evitar fazer esforços físicos ao ar livre sem as devidas proteções e se possível não circular me áreas com tráfego intenso de veículos ou ainda próximas a distritos industriais.
Péssima 300-399 Agravamento significativo dos sintomas cardiovasculares e respiratórios, como tosse, cansaço, falta de ar e respiração ofegante na população em geral. Risco de mortes prematuras de pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares. Risco de agravos à gestação. A população em geral deve evitar fazer esforços físicos ao ar livre sem as devidas proteções e não circular em áreas com tráfego intenso de veículos. Evitar deslocar-se a áreas próximas a distritos industriais.
Crítica 400 ou maior Sérios riscos de manifestação de doenças respiratórias e cardiovasculares. Aumento de mortes prematuras em pessoas com doenças cardiovasculares e respiratórias. Todas as pessoas devem evitar qualquer atividade ao ar livre e não circular em áreas com tráfego intenso de veículos ou próximas a distritos industriais. Grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e cardíacos devem tomar cuidado especial.


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.