Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   




 

 







Audiências Públicas

MTR

MTR

Agendamento de Atendimento

Balneabilidade 2017-18

Guia 372 - Municípios


Revista Fepam

Revista Fepam




ACIDENTES DE TRANSPORTE DE PRODUTOS E RESÍDUOS PERIGOSOS


Em 2020 a equipe da Divisão de Emergências juntamente com as equipes da Divisão de Planejamento Ambiental - DIPLAN e Serviço de Inteligência Geoespacial - SIGEO continuaram o processo de mapeamento dos acidentes e emergências com produtos perigosos. Abaixo segue o mapa com todos os acidentes no transporte de produtos perigosos dos anos de 1994 – 2020.
O diagnóstico geral deste mapeamento será apresentado futuramente como resultado do projeto de iniciação científica que esta sendo desenvolvido pelas áreas mencionadas acima

Este Projeto atende ao disposto no artigo 2°, item II, letra e, do Decreto Estadual nº 54.369, de 10 de dezembro de 2018, que institui o Sistema de Previsão, Prevenção, Alerta e Combate aos incidentes e acidentes hidrológicos e ecológicos , delegando à FEPAM:

apoiar e fomentar o planejamento das demais Secretarias e órgãos do Estado, fornecendo informações e apoio técnico, de modo a inserir as variáveis de qualidade, ambiental e de risco tecnológico, em especial o mapeamento das áreas sensíveis, de risco ao meio ambiente e à saúde pública e de maior incidência de acidentes.



O resultado inicial deste mapeamento é apresentado na figura abaixo.
A continuidade deste Projeto dar-se-á através da compilação dos demais acidentes atendidos pela Equipe de Emergências da FEPAM (mortandade de animais, derramamento de óleo no mar e águas interiores, emissões atmosféricas, incêndio em lixões, aterros, industrias) para, posteriormente, serem georreferenciados e mapeados pela Equipe de Geoprocessamento da Fepam.

Visualize aqui a relação dos acidentes de transporte de produtos e resíduos perigosos atendidos pela Equipe de Emergência da FEPAM.