Os critérios utilizados pela CEEE na elaboração do Inventário não foram considerados, pois já haviam feito parte da primeira seleção de locais adequados. Neste estudo, a CEEE identificou 80 locais com potencial para barragens, com recomendação final de 56 aproveitamentos, selecionados em função de:
- superfície alagada
- qualidade do solo inundado
- áreas com potencial de jazidas minerais
- modificações de habitats
- interferência em núcleos habitacionais
- interferência em pontes, rodovias e ferrovias
Etapa 2: Identificação de áreas críticas
A partir dos dados levantados e analisados, foram estabelecidas metodologias compatíveis com cada um dos quatro critérios ambientais, para a identificação das áreas mais frágeis em relação aos impactos mais significativos decorrentes da implantação dos empreendimentos.
1 - Para os Ecossistemas Terrestres:
· Mapeamento das unidades de conservação existentes (criadas por lei/decreto) e das áreas de interesse para conservação, citadas na bibliografia consultada (FZB, 1991; UFRGS, 1992; Ministério do Meio Ambiente, 2000; Bueno et al., 2000; ENGEVIX,2000) e/ou identificadas em vistorias de campo.
· Mapeamento das áreas de ocorrência dos remanescentes florestais de maiores dimensões e/ou conectividade na Bacia, com base no Mapa dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (Fundação SOS Mata Atlântica, et al., 2000). Foram, também, incluídas as áreas de ocorrência de espécies da flora e fauna raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção, uma vez que a pouca informação disponível não permitiu a confecção de um mapa próprio.
|
|