5 - DIAGNÓSTICO AMBIENTAL: MÉTODOS E RESULTADOS
O processo de elaboração do estudo abrangeu etapas metodológicas que foram realizadas pela equipe técnica da FEPAM, consultores contratados e instituições públicas que serviram de apoio em áreas do conhecimento. A proposta de trabalho, os resultados preliminares e o resultado final foram apresentados e discutidos em reuniões com o Comitê de Bacia do Taquari-Antas e com o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, das quais resultaram sugestões incorporadas no decorrer do trabalho.
Etapa 1: Levantamento de dados existentes e seleção dos critérios ambientais
O levantamento bibliográfico e análise dos dados ambientais existentes, especialmente dos dados de qualidade ambiental, foram feitos com o objetivo de selecionar as variáveis consideradas mais suscetíveis aos impactos diretos da implantação dos empreendimentos. Foram também realizadas vistorias de campo e dois sobrevôos para complementação e aferição dos dados levantados.
Os critérios selecionados em função das características desta Bacia e considerados mais frágeis em relação aos impactos provenientes da construção das barragens foram:
Para o meio biótico:
- ecossistemas terrestres
- ictiofauna
Para o meio físico:
- qualidade da água
Para o meio antrópico:
- usos antrópicos associados aos cursos d'água
|
|