Voltar DIRETRIZES PARA A CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DA BACIA Avançar 


· Planejar a coleta de dados de modo a atender as necessidades de calibração dos modelos de simulação a serem implementados.

· Ampliar a rede de monitoramento atualmente existente, abrangendo rios afluentes ao Taquari-Antas, integrada aos programas de monitoramento da qualidade da água dos empreendimentos.

· Evitar a retirada de água dos níveis inferiores dos reservatórios mais críticos em termos de estratificação térmica, para evitar impacto nos trechos de jusante.

· Avaliar a possibilidade de instalação de sistemas de circulação de água dentro dos reservatórios, principalmente nos períodos chuvosos, para renovação do seu volume.

· Realizar a limpeza total das áreas a serem alagadas, de acordo com a Lei Federal 3.824 de 23 de novembro de l960.

· Atender a Resolução da ANEEL nº 396, de 04 de dezembro de 1998, que estabelece condições para a implantação, manutenção e operação de estações fluviométricas e pluviométricas associadas a empreendimentos hidrelétricos.

Para a manutenção dos usos antrópicos:

· Assegurar a manutenção das atividades de rafting e canoagem, mesmo que essas acarretem a diminuição de geração de energia em determinados períodos como, por exemplo, em períodos de seca e/ou nos horários em que esta atividade é realizada.

· Identificar os monumentos naturais e culturais de maior relevância e garantir sua preservação, através de legislação específica;

São monumentos naturais já identificados:

  - Cachoeirão - ocorrência única no rio das Antas