Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   
XI Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente – FZBRS/FEPAM (25 - 28/08/2015)

APRESENTAÇÃO

É com uma grande alegria que celebramos a décima primeira edição da Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente (XI JIC), evento conjunto da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB-RS) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental “Henrique Luís Roessler” (FEPAM). Tradicionalmente são inscritos trabalhos desenvolvidos por estudantes de iniciação científica nas categorias Botânica, Ecologia, Zoologia, Geologia, Genética Ecológica Toxicológica, Paleontologia, Gestão Ambiental, Ecotoxicologia, Química Ambiental, Microbiologia, Engenharia Ambiental, Geoquímica Ambiental e Educação Ambiental. Esses trabalhos são avaliados através na análise do seu resumo, pôster e de sua apresentação oral.

Nesta edição contamos com excelentes 102 trabalhos de jovens pesquisadores e seus respectivos orientadores e demais colaboradores, procedentes de 25 instituições: EMBRAPA, FEEVALE, FEPAM, FZB-RS, GEMARS, IFSC, IFSul, Instituto Aqualie, IPA, Prefeitura Municipal de Canoas, PUCRS, UCS, UERGS, UFBA, UFRGS, ULBRA, UNIFRA, UNILASALLE, UNIPAMPA, USP-Ribeirão Preto, UNISINOS, UNIVASF, UNIVATES, UNIVILLE e URCAMP.

O Bioma Pampa foi o tema escolhido para o evento desse ano. No Brasil, está presente somente no estado do Rio Grande do Sul e tem perdido área devido à conversão de seus ambientes para áreas de agricultura ou silvicultura. Essa realidade impacta a manutenção da biodiversidade, que é importantíssima para nós, uma vez que ela é o alicerce dos sistemas ecológicos e para muitas de nossas atividades econômicas. As alterações desse bioma decorrentes das atividades do ser humano modificam o funcionamento de seus ecossistemas e esses ecossistemas em transformação, por sua vez, condicionam as nossas vidas. A conservação do Pampa propicia inúmeros serviços ecossistêmicos como a regulação hídrica e o fornecimento de água limpa, a produção de forragem para a atividade pecuária, a manutenção de polinizadores e de predadores de pragas de culturas agrícolas, a estocagem de carbono no solo que ajuda a mitigar as mudanças climáticas globais, dentro outros. A palestra de abertura da XI JIC “Pampa – História Ambiental” apresentada pelo Dr. Demétrio Luis Guadagnin, conta um pouco dessa história. Esta se baseou no artigo “Uma pequena história ambiental do Pampa: proposta de uma abordagem baseada na relação entre perturbação e mudança” em coautoria com o pesquisador Dr. Rafael Cabral Cruz.

Agradecemos imensamente a participação dos pesquisadores, orientadores, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, técnicos e demais funcionários da FZB-RS e FEPAM que trabalharam na construção desse evento. A participação de todos foi fundamental.
Desejamos a todos uma excelente semana repleta de novos conhecimentos, muita troca de informações e novas parcerias.

Comissão Organizadora


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.