Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

VIII Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente – FZBRS/FEPAM (21 - 24/08/2012)

APRESENTAÇÃO

Neste livro de resumos e CD, apresentamos os trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica na VIII Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente, uma promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZBRS) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM). Estes trabalhos também são apresentados oralmente e em forma de pôster, sendo avaliados por bancas de especialistas nas diferentes áreas/subáreas do conhecimento: Botânica, Ecologia, Educação Ambiental, Zoologia, Genética Toxicológica, Paleontologia, Gestão Ambiental, Ecotoxicologia, Química Ambiental, Microbiologia, Engenharia Ambiental e Geoquímica Ambiental.

Nesta edição da JIC, tivemos 123 trabalhos inscritos. Assim como nas jornadas anteriores, conseguimos, mais uma vez, congregar um significativo número de jovens pesquisadores e profissionais da FEPAM e FZBRS, bem como de outras 12 importantes instituições de pesquisa e ensino do Rio Grande do Sul: PUCRS, UFRGS, UNISINOS, FEEVALE, FEPAGRO, IFRS, UNIFRA, UNIJUI, UNIVATES, ULBRA, URI e UPF.

Buscando sempre proporcionar temas atuais e que despertem a curiosidade e o interesse de estudantes e profissionais, a abertura da JIC apresentou este ano a mesa-redonda "Pesquisas Científicas na Antártica: conhecimentos e desafios". Nesta ocasião, contamos com as contribuições dos pesquisadores Dr. Francisco Eliseu Aquino (UFRGS), Drª Larissa Rosa de Oliveira (UNISINOS) e Dr. Adriano Spielmann (UFMS), trazendo-nos diferentes abordagens sobre estudos no continente gelado.

Queremos expressar nossos agradecimentos a todos - pesquisadores, orientadores, estudantes de IC e de pós-graduação, funcionários da FZBRS e FEPAM, e avaliadores externos - que colaboraram para o sucesso desta Jornada. Explore este livro/CD e confira as importantes contribuições que jovens cientistas trazem para a pesquisa na área de meio ambiente em nosso Estado!



FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.