Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

VI Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente – FZBRS/FEPAM (17 - 20/08/2010)

APRESENTAÇÃO

Apresentamos os trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica, desenvolvidos na área ambiental, da VI Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente (VI JIC), uma promoção conjunta da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM). Estes trabalhos também foram apresentados oralmente e sob forma de pôster, sendo avaliados por banca de especialistas nas diferentes áreas/subáreas do conhecimento: Botânica, Ecologia, Zoologia, Genética, Paleontologia, EducaçãoAmbiental, Gestão Ambiental, Ecotoxicologia, Química Ambiental,Microbiologia, Engenharia Ambiental e Geoquímica Ambiental.

Nesta que é a sexta edição da Jornada, temos mais uma vez a oportunidade de promover uma intensa troca de experiências e de informações entre estudantes e pesquisadores, não somente da FEPAM e FZB como também de outras 17 instituições de pesquisa e ensino do Rio Grande do Sul: UFRGS, UNISINOS, PUCRS, FEPAGRO, FEEVALE, UFSM, UCS, FURG, UNIJUÍ, IPA, Dom Bosco, UERGS, UNIVATES, ULBRA, UNILASALLE, UNISC e UPF.

Os objetivos dos programas de iniciação científica são, essencialmente, a formação e treinamento do estudante em atividades de pesquisa, estimulando sua curiosidade científica, raciocínio lógico, senso crítico, responsabilidade e entusiasmo pela Ciência. Na prática, o que se busca é fazer com que o aluno de graduação possa, com naturalidade, prosseguir sua formação como pesquisador em programas de pós-graduação (PPGs), minimizando dificuldades e tornando mais curto seu tempo de titulação.

Nesse sentido, foi programada a mesa-redonda desta VI JIC, “Pós Graduação: Perspectivas, Linhas e Exigências”, com os Drs. Helena Piccoli Romanowski (PPG em Biologia Animal, UFRGS), Júlio César Bicca-Marques (PPG em Zoologia, PUCRS) e Sandra Cristina Müller (PPG em Ecologia, UFRGS). Esses profissionais coordenadores de PPGs vêm expor as características dos seus programas, propiciando aos atuais estudantes de Iniciação Científica – IC e candidatos a futuros pós-graduandos, um diálogo aberto e esclarecedor sobre o que significa esta nova etapa na sua formação como pesquisador. Ainda dentro do espírito de promover a familiarização e integração dos estudantes de IC com a pós graduação, nesta edição da Jornada, abrimos um espaço para que alguns alunos de Mestrado e Doutorado, orientados ou co-orientados por pesquisadores da FZB ou FEPAM, possam apresentar seus estudos e trocar experiências com quem está iniciando sua carreira científica.

Para as instituições de ensino e pesquisa, esta é uma excelente oportunidade para avaliação da qualidade de seus programas de Iniciação Científica, financiados especialmente pela FAPERGS e CNPq, e também para intercâmbio com outros profissionais envolvidos na orientação de estudantes.

Ainda, queremos expressar nossos agradecimentos a todos – pesquisadores, orientadores, estudantes de IC e de pós-graduação, funcionários da FZBRS e FEPAM - que ajudaram a dar forma a mais esta Jornada.

Esperamos que esta VI JIC seja aproveitada ao máximo pelos participantes, em especial, pelo seu maior público-alvo, nossos jovens pesquisadores.



FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.