1 - APRESENTAÇÃO
A Bacia do Taquarí-Antas localiza-se na região de cabeceiras da Região Hidrográfica do Guaíba e integra a área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA, reconhecida pela UNESCO em 1993, abrigando l8,2% dos remanescentes florestais do Estado, conforme comprovam os dados do inventário florestal realizado pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas da Secretária Estadual do Meio Ambiente, em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (SEMA e UFSM, 2001).
As características geomorfológicas, com vales estreitos e profundos e uma rede de drenagem densa, propiciaram a conservação do patrimônio ecológico da Bacia. Estas características, associadas a áreas com declive acentuado, conferem a esta Bacia um grande potencial hidrelétrico.
Em estudo realizado em 1993, a Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE inventariou os locais mais adequados para a construção de barragens, com a recomendação final de 57 aproveitamentos. Em estudos posteriores realizados pela própria CEEE, um deles foi suprimido (GUA VIII), resultando nos 56 aproveitamento considerados neste estudo (Anexo1). O potencial energético desses empreendimentos totaliza 1.114,5 MW, variando de 01 a 130 MW, com energia garantida agregada de 534 MW (CEEE e Magna Engenharia, 1993).
|
|