10 - ESTUDOS INDICADOS
· Devem ser aprofundados os estudos de ictiofauna com amostragens de maior esforço espacial (abrangência geográfica e número de locais coletados) e temporal (extensão do período de estudo, número e frequência de réplicas das amostragens de cada local), bem como a avaliação das possíveis rotas alternativas existentes. Esta proposta se deve ao fato de que na Bacia, com área de 26.428 Km2 foram identificadas, até agora, apenas cinqüenta e oito espécies autóctones.
· Para garantir a qualidade dos estudos e a consolidação da base de dados, os estudos de flora e fauna deverão considerar:
- Levantamento de campo estratificados, tendo por base o mapeamento dos tipos de habitats terrestres e aquáticos diretamente atingidos.
- Todos os tipos de habitats devem ser amostrados. As parcelas ou pontos de coleta devem ser georreferenciados, de modo a permitir sua correta localização em campo.
- As amostragens devem estender-se por um ciclo anual completo.
· Os afloramentos rochosos devem ser investigados para verificar a existência de espécies raras, em especial de cactáceas, bromeliáceas e outras plantas rupestres. Levantamentos e medidas mitigadoras específicas devem ser previstos para estas plantas.
· Efetuar estudos referentes à desativação das obras no final do período útil dos empreendimentos.
|
|