· Foram também consideradas de alto impacto, as barragens necessárias ao atendimento das seguintes estratégias de conservação:
1. Manutenção de trecho de rio livre de barragem
2. Áreas de cabeceiras (endemismo)
3. Manutenção de rios livres de barragens
Etapa 5: Indicação da viabilidade das UHEs previstas
· Elaboração do cenário final proposto para a Bacia Hidrográfica com a localização e a indicação da viabilidade das barragens previstas.
· Relação dos empreendimentos analisados de alto impacto ambiental (inviáveis), cujo licenciamento ambiental não é recomendado e os de médio e baixo impacto, com viabilidade condicionada ao EIA/RIMA ou licenciamento específico, respectivamente.
· Estabelecimento de diretrizes para o licenciamento das UHE consideradas de médio impacto ambiental (viabilidade condicionada ao licenciamento através de EIA/RIMA).
· Estabelecimento de propostas para a conservação da qualidade ambiental da bacia hidrográfica, considerando, especialmente, os impactos decorrentes do projeto hidrelétrico em implantação.
· Identificação das lacunas de dados referentes às necessidades de pesquisas a serem desenvolvidas para o aprofundamento das questões abordadas neste estudo.
|