Órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura  
Fepam
    Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - RS   

IV Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente – FZBRS/FEPAM (16 - 19/06/2008)

Botânica

BOT 001
FLORAÇÕES DE CIANOBACTÉRIAS EM LAGOS DO PARQUE ZOOLÓGICO DAFUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL NO VERÃO DE 2007
Emanuel Bruno Neuhaus¹,² e Vera Regina Werner¹ (orient.)¹Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Universidade do Vale do Rio dos Sinos; ebnsl@yahooo.com.br; vrwerner@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 002
DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DO GÊNERO NEIDIUM (BACILLARIOPHYTA-NEIDIACEAE) EM AMBIENTES LACUSTRES NA ZONACOSTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
Cristiane B. dos Santos¹,², Andréa Weber¹,³ e Lezilda C. Torgan¹ (orient.)¹Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Universidade Luterana do Brasil; ³Universidade Federal do Rio Grande do Sul; cristianebahi@gmail.com; lezilda.torgan@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 003
DIFERENÇAS MORFOLÓGICAS DAS LÓRICAS NO GÊNERO TRACHELOMONAS EHR.(EUGLENOPHYCEAE) E SUAS DISTRIBUIÇÕES COSTEIRA NA PLANÍCIE DO RIO GRANDE DO SUL
Lusiane Soares da Silva¹,² e Sandra Maria Alves-da-Silva¹ (orient.)¹Seção de Botânica de Criptógamas, Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Universidade Luterana do Brasil; lusiane_silva@hotmail.com; alvesdasilva@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 004
OCORRÊNCIA DE EUGLENOPHYTA DESPIGMENTADAS NA PLANÍCIE COSTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Francieli Friedrich¹,² e Sandra Maria Alves-da-Silva¹ (orient.)¹Seção de Botânica de Criptógamas, Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; francielif@ibest.com.br; alvesdasilva@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 005
CHLOROPHYTA MARINHAS MACROSCÓPICAS DA REGIÃO DE ATLÂNTIDA E CIDREIRA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Clarissa Grazziotin Soares¹ e João Fernando Prado¹ (orient..)¹Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; cissaverde@yahoo.com.br; joao.prado@ufrgs.br.
 
BOT 006
LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES PTERIDOFÍTICAS NA RPPN DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC, NA LOCALIDADE DE LINHA ALMEIDA, SINIMBU, RS – BRASIL
Nilmar Azevedo de Melo¹, Marisa Teresinha Lopes Putzke¹ (orient.) e Jair Putzke¹(co-orient.)¹Laboratório de Botânica, Curso de Ciências Biológicas, Universidade de Santa Cruz do Sul; nylmar_azevedo5@yahoo.com.br; marisa@unisc.br; jair@unisc.br.
 
BOT 007
REVISÃO E INFORMATIZAÇÃO DA FAMÍLIA ASCLEPIADACEAE, ORDEM GENTIANALES NO HERBÁRIO PROF. DR. ALARICH R. H. SCHULTZ (HAS), FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Marcel Amaral Tust¹,² e Márcia Therezinha Menna Barreto das Neves¹ (orient.)¹Seção de Botânica de Fanerógamas, Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Centro Universitário La Salle;marceltust@gmail.com; mneves@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 008
SAPINDACEAE DA RESERVA BIOLÓGICA DO IBICUÍ-MIRIM, ITAARA, RS
Agnes Caroline dos Reis¹,² e Maria de Lourdes Abruzzi Aragão de Oliveira¹ (orient.)¹Museu de Ciências Naturais, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Centro Universitário La Salle; ganysganys@hotmail.com; delu@fzb.rs.org.br.
 
BOT 009
O GÊNERO CALYDOREA (IRIDACEAE) NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Andréa Ristoff Lemos¹,² e Lilian Eggers¹ (orient.)¹Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ²Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; deiabotanica@yahoo.com.br; lilian.eggers@ufrgs.br.
 
BOT 010
A FAMÍLIA CYPERACEAE NO PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ, VIAMÃO, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Pedro Maria de Abreu Ferreira¹,², Rafael Trevisan¹ e Ilsi Iob Boldrini¹ (orient.)¹Instituto de Biociências, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ²Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; pedroabreuferreira@yahoo.com.br; ilsi.boldrini@ufrgs.br.
 
BOT 011
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ARAÇÁ, PSIDIUM CATTLEYANUM SABINE (MYRTACEAE), DURANTE O ARMAZENAMENTO
Bruna de Oliveira Boeni¹,² e Anaíse Costa Calil¹ (orient.)¹Jardim Botânico, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Faculdade de Biologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; bruboeni@hotmail.com; anaise.calil@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 012
OBTENÇÃO DE EXPLANTES VIÁVEIS DE LIMONIUM BRASILIENSE (BOISS.) KUNTZE E INDUÇÃO À ORGANOGÊNESE DIRETA IN VITRO
Diana Bertoglio¹,², Bibiana Ferreira³ e Claudimar Fior¹ (orient.)¹Jardim Botânico, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; ³Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; dianasbertoglio@yahoo.com.br; cfior@ufrgs.br.
 
BOT 013
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MYRCIANTHES PUNGENS (BERG) LEGRAND (MYRTACEAE) DURANTE O ARMAZENAMENTO
Luana dos Santos de Souza¹,² e Cristina Leonhardt¹(orient.)¹Jardim Botânico, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; ²Faculdade Biologia, Universidade Luterana do Brasil; luana1981@terra.com.br; leonhardt@fzb.rs.gov.br.
 
BOT 014
PERFIL DE ALELOQUÍMICOS DA ORDEM MALPIGHIALES
Malvina Sperb Indrusiak¹, Fernanda Witt Cidade¹ e Geraldo Luiz Gonçalves Soares¹(orient.)¹Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; m.indrusiak@gmail.com; geraldo.soares@ufrgs.br.
 
BOT 015
ÍNDICE DE MANEJO FLORESTAL (IMF): UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO RIO GRANDE DO SUL
Wilson Junior Weschenfelder¹ e Jair Putzke¹ (orient.)¹Universidade de Santa Cruz do Sul; wilsonjunior@yahoo.com.br; jair@unisc.br.
 
BOT 016
LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE UM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA EM SANTA CRUZ DO SUL, RS
Rafael Barbizan Sühs¹ e Jair Putzke¹ (orient.)¹Universidade de Santa Cruz do Sul; rsuhs@brturbo.com; jair@unisc.br.
 
BOT 017
USO EMPÍRICO DA ALOE VERA (BABOSA) PELA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS VIZINHOS A CIDADE DE CAMAQUÃ – RS
Patricia Vieira dos Santos¹, Luciana Walczaki da Luz¹, Maiara Sonnemann Barbosa¹, Joice Lanzarini Ambos¹ e Ana Maria da Costa Brusque¹ (orient.)¹Faculdade de Formação de Professores Especialistas em Educação, Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul; patriciavsantos@terra.com.br; abrusque@hotmail.com.
 
BOT 018
FITOTOXIDEZ DE EXTRATOS AQUOSOS DE SCHINUS L. (ANACARDIACEAE)
Ângela Pawlowski¹,² e Geraldo Luiz Gonçalves Soares¹ (orient.)¹Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; ²Curso de Ciências Biológicas, IB/UFRGS; pawlowski_angela@yahoo.com.br; geraldo.soares@ufrgs.br.


FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler
Proteja o Meio Ambiente. Você também é parte dele.
Av. Borges de Medeiros 261 – 90020-021 - Porto Alegre – RS
Central de Atendimento: 3288.9544 – 3288.9451
Horário da Central de Atendimento: 09:00-12:00 / 14:00-17:00
2002 - 2024 © Copyright - Todos os direitos reservados.